-->

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Etiqueta de Viagem

Good evening, caro leitor do E quem não ama viajar? Já demonstrei aquiaqui e aqui minha paixão e admiração pelas revistas e livros da marca Lonely Planet, a maior editora de guias de viagem do mundo e referência reconhecida quando o assunto é viajar. 

E agora, sugiro o site www.lonelyplanet.com que é repleto de matérias excelentes e muitas dicas. Então jogue-se no site e se delicie com o mundo. O site é em inglês e oferece de tudo: sugestões de roteiros, hóteis, compras, voos, loja virtual com milhares de guias que vão te deixar com brilho nos olhos e água na boca, e a parte que eu mais gosto...matérias sobre curiosidades ao redor do mundo. 

Tudo isso recheado com muitas fotografias deslumbrantes e um layout super agradável e convidativo. Imperdível....Um dia ainda trabalharei para a marca (Anota aí! rs).

Para vocês sentirem um gostinho, segue uma matéria interessantíssima sobre etiqueta de viagem, retirada do referido site e devidamente traduzida. (Quer conferir em inglês? Click here). Enjoy!

Etiqueta de viagem: Linguagem Corporal

Você passa por cima das pernas de alguém no Nepal e nem mesmo percebe que cometeu um  grave erro social! Embora a maioria dos moradores locais desculpem violações de etiqueta, não seria melhor você ser informado? Leia abaixo uma lista com 10 dicas de etiqueta, tiradas de nossos diversos guias, para ajudá-lo a navegar pelas diferentes partes do mundo.

1. Na Ásia, nunca toque qualquer parte do corpo de outra pessoa com o seu pé, que é considerada a parte "mais baixa" do corpo. Se você acidentalmente fizer isso, peça desculpas tocando sua mão no braço da pessoa e, em seguida, toque sua própria cabeça. Não aponte para objetos ou pessoas com os pés, não coloque os pés em cadeiras ou mesas enquanto estiver sentado. 

2. Também na Ásia, evite tocar as pessoas na cabeça ou despentear seus cabelos. A cabeça é a parte espiritual 'mais alto' do corpo. Não sente em almofadas destinadas a ser repouso para a cabeça, pois este ato é uma variante deste tabu. 

3. O aperto de mãos foi introduzido em Fiji no século 19 por meio de Tonga, e rapidamente tornou-se um costume estabelecido. Um aperto de mão afetuoso pode ser muito longo, e pode até durar uma conversa inteira. 

4. No Nepal, é falta de educação passar por cima das pernas estendidas de alguém, por isso evite fazer isso, e também evite mover seus próprios pés quando alguém quiser passar.Também não passe por cima ou sente-se em almofadas de um monge em um templo, ou em suas proximidades, mesmo que ninguém esteja sentada sobre elas. Sempre ande ao redor das stupas e chortens (templos tibetanos) no sentido horário. 

5. Nos banhos japoneses, chamados onsen, sempre lave-se antes de entrar na água. A água é considerada contaminada se alguém não fizer isso, seria o equivalente a fazer xixi na piscina. Além disso, use um pano para cobrir suas partes íntimas. 

6. O povo da Itália é emocionalmente expressivo, então prepare-se para presenciar muitos beijos na bochecha entre conhecidos, abraços entre os homens que são bons amigos e apertos de mão persistentes. Os homens italianos podem andar de braços dados, como andam as mulheres. Empurra-empurra em lugares cheios não é considerado rude, portanto, não se sinta ofendido. Tente manter o seu espaço. 

7. Apertar as mãos através de um limiar é considerado de azar na Rússia. Uma característica interessante disso é que alguns caras entregador de pizza se recusam a conduzir uma transação através de um limiar; você tem que sair para o corredor ou convidá-los apenas dentro da porta. - A partir do Lonely Planet Rússia guia de viagens

8. Na Índia, é possível fazer um tremendo elogio usando apenas a linguagem corporal. Quando alguém se aproxima de uma pessoa com a sua língua entre os dentes e reúne o ar ao redor da cabeça da pessoa com as mãos para desenhá-lo em seu próprio espaço pessoal, significa que eles acharam a pessoa incrivelmente bonita ou extraordinariamente inteligente. 

9. Não mostre o dedo indicador e o dedo médio para cima com a palma da sua mão voltada para você no Reino Unido ... é o equivalente a dar cotoco. Dica: Não peça duas cervejas desta forma nos bares do Reino Unido. Fazê-lo com a palma voltada para fora é OK (este é o sinal de paz).

10. Saudações marroquinas podem durar até 10 minutos. Cumprimente com a mão direita, em seguida, toque seu coração com a mão, para indicar que você está guardando o encontro no coração. Bons amigos podem soltar até quatro beijos no ar, acompanhado pelas perguntas e bons desejos: "Tudo bom com você? Espero que seus pais estejam bem? Baraka (bênçãos) sobre eles.

E você leitor? Conhece alguma outra etiqueta de viagem? Quais são as etiquetas comportamentais no Brasil? Compartilhem nos comentários! See you!

8 comentários:

  1. Muito interessante o seu blog. Ah, eu adoro viajar, inclusive... Haha. (H)

    ResponderExcluir
  2. e verdade e que nao ama viajar ?
    e muito, bom seu blog parabens

    http://buskavida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu nunca iria imaginar essa questão da palma da mão, no Reino Unido!!! Curiosidade mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Tatyana,
    Adorei conhecer as curiosidades, especialmente as da Ásia. A cabeça é a parte mais espiritual do corpo e não é que eles respeitam mesmo!

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu blog, atemática é legal mesmo, seguindo já, segue o meu:

    http://comentariocriticoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. UAU!
    Adorei o blog pois amo viajar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. ótimas dicas pra quem nunca visitou outros países como eu! obrigado!


    http://apaixonadasporcosmeticos.blogspot.com/
    Curta Apaixonadas por Cosméticos no Facebook
    @Ap_Cosmeticos

    ResponderExcluir